PARCEIROS

Para responder a estes desafios, e numa perspetiva multi-disciplinar, o projeto SENSINAIR reúne um conjunto de investigadores de 3 instituições, do Porto (Portugal) e de São Paulo (Brasil).

A FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) é a maior faculdade da Universidade do Porto (UP), estando localizada no Porto Innovation District onde uma forte presença de engenharia e tecnologia, ciências da saúde e empreendedorismo dão um impulso considerável ao processo de inovação. Na FEUP este projeto será responsabilidade do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, habitualmente classificado como “Excelente” por vários painéis de avaliação internacionais, e onde a investigação colaborativa tem sido uma das principais prioridades expressa pelo elevado número de projetos com empresas e outras instituições de investigação nacionais e internacionais. A equipa do LEPABE-FEUP tem realizado investigação ao longo de vários anos na área da qualidade do ar, tendo iniciado na qualidade do ar ambiente e nos seus efeitos na saúde humana, e nos últimos anos tem-se focado mais na qualidade do ar interior. Nesta área de investigação, a equipa do LEPABE-FEUP adquiriu uma experiência relevante no estudo da qualidade do ar interior em infantários e escolas primárias ao ter coordenado um projeto de investigação anterior (INAIRCHILD).

Principais tarefas no SENSINAIR: Coordenação do projeto no Porto (Investigador Responsável é Sofia Sousa), caracterização da qualidade do ar interior em infantários e escolas primárias (no Porto), validação / calibração de sensores de baixo custo, desenvolvimento de medidas de mitigação da poluição do ar interior, e modelização da exposição.

 

Sendo um dos maiores hospitais de Portugal, a missão do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) é providenciar os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competência e excelência, encorajando a formação e investigação pré e pós-graduada. O CHUSJ é considerado uma das instituições de saúde de referência nacional e internacional em diversas áreas, incluindo pediatria. A equipa do CHUSJ é constituída por médicos pediatras, especializados em pneumologia. Este estiveram também envolvidos no anterior projeto INAIRCHILD, no qual foram responsáveis pelo diagnóstico de asma em crianças que frequentam infantários e escolas primárias em Portugal.

Principais tarefas no SENSINAIR: avaliação da saúde, incluindo o diagnóstico de asma, em crianças de infantários e escolas primárias (no Porto).

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e de todo o hemisfério sul. Neste contexto, a Universidade de São Paulo (USP) é uma referência nacional e internacional no ensino e investigação, comprovado pela sua posição nos rankings de referência, especialmente devido à produção científica. Dentro da USP, o Instituto de Estudos Avançados (IEA), é um órgão de integração destinado à pesquisa e discussão, de forma abrangente e interdisciplinar, das questões fundamentais da ciência, de forma a contribuir para a análise de questões sociais e para o desenvolvimento de políticas públicas. A equipa do IEA-USP é liderada por um médico, especialista mundial em qualidade do ar e saúde, membro dos comités da Organização Mundial de Saúde para as diretrizes de qualidade ar e potencial carcinogénico. A equipa do IEA-USP são especialistas no estudo da epidemiologia dos efeitos na saúde humana da poluição do ar, com contribuições científicas em revistas de referência a nível mundial (p. ex.: The Lancet).

Principais tarefas no SENSINAIR: Coordenação do projeto em São Paulo (Investigador Responsável é Paulo Saldiva), caracterização da qualidade do ar interior em infantários e escolas primárias (em São Paulo), contribuição para o desenvolvimento de medidas de mitição da poluição do ar interior (em São Paulo), avaliação da saúde, incluindo o diagnóstico de asma, em crianças de infantários e escolas primários (em São Paulo), e avaliação do impacto da poluição do ar interior na asma infantil.

Em Portugal, o projeto SENSINAR (PTDC/EAM-AMB/32391/2017 - POCI-01-0145-FEDER-032391) é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).

No Brasil, o projeto SENSINAIR (2018/09011-9) foi financiado por:

© Copyright SENSINAIR, All Rights Reserved